quinta-feira, 14 de julho de 2011

O batismo com o Espírito Santo



Este assunto tem se tornado polêmico no meio cristão.Antes entre partes que mantinham posição a favor e contra batismo, agora por mais estranho que pareça, acontecendo entre os próprios que defendem a ideia do batismo com o Espírito Santo.
Queremos deixar bem claro aos irmão e amigos a nossa posição: Cremos no batismo com o Espírito Santo.Claro que temos certas restrições nas formas como muitos tem procedido, que tem desacreditado a igreja,os crentes fiéis, e a própria experiência do batismo. Creio que a ação humana e até influências satânicas tem impedido que os crentes recebam de Deus esta maravilhosa experiência. Também há muito preconceito e um pensamento errôneo sobre este assunto, mediante a inescrupulosidade de vultos que conseguem prestígio e disseminam falsos ensinos, com interesses nada nobres, fazendo com que os verdadeiros ensinos bíblicos sejam esquecidos, ou digamos, camuflados, pervertidos.
Não nos é estranho isto, visto que o objetivo de Satanás é que as pessoas se desviem de Deus e rejeitem as verdades bíblicas. Porém, a Palavra de Deus não está selada, pelo contrário, àqueles que querem conhecer a doutrina eterna de Deus, ai está a bíblia sendo distribuída até de graça, para que seja examinada, estudada e para dela termos orientação segura.
E também, justamente nesta doutrina que o inimigo de Deus tem lançado a sua semente, tendo em vista afastar os descrentes pelo medo,responsabilidade imposta e preconceito; e os crentes através de escândalos morais, pois é de se esperar que alguém que diz ter o Espírito de Deus atuando em si, dirigindo e orientando, tenha inicialmente uma postura moral a altura, o que nem sempre tem acontecido.
Embora tudo isto aconteça, não temos razão de desprezar ou descrer em uma doutrina bíblica relevante e de vital importância para o cristão, para a igreja de um modo geral,porquê sem a atuação constante do Espírito e a presença dele em abundância o serviço cristão, o ministério cristão, enfim, tudo que está relacionado com a igreja seria um fracasso espiritual.
A obra de Deus não pode ser realizada simplesmente com o esforço humano, mas principalmente com a cooperação do Espírito Santo nos crentes(Marcos 16:20). Por outro lado, o crente deve se dispor em atender as ordens do Espírito Santo e se colocar em condições para ser usado por Deus. A bíblia ensina que o crente deve olhar para cima, buscaras coisas lá do alto (Colossenses 3:1,2).
Embora as bençãos de Deus não nos são dadas por nossos próprios méritos, a obediência a revelação divina é galardoada, por que só obedece ou consegue obedecer a Cristo quem por fé, tem o auxilio do Espírito de Deus, pois, "Deus é galardoador dos que o buscam". Portanto, se buscarmos ao Senhor temos as bençãos provenientes disso.Só se busca a Deus pela obediência.
O Que é batismo com o Espírito Santo?
Podemos dizer que a bíblia nos apresenta o batismo com o Espírito Santo como uma promessa de Deus. Os profetas Maiores e Menores, fizeram referência a que Deus colocaria seu Espírito no homem, transformando o coração dos seus filhos.O profeta Joel diz até que o derramamento do Espírito é extensivo a toda a carne, ou seja, não é privilégio de um povo ou do povo de Israel, mas os estrangeiros participariam dele.
O tempo passou, veio Jesus, e no seu discurso de despedida, depois de passar pelo momento da cruz, Ele prometeu aos discípulos que não muito depois daqueles dias eles seriam batizados com o Espírito Santo(Atos 1:8). Chegou dia de Pentecoste e conforme Atos 2:4 "Todos foram cheios do Espírito Santo". Cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Joel. A promessa de Deus era realidade e agora esta benção de Deus está ao alcance de todos.
Havia e há necessidade do batismo com o Espírito Santo?
Sim, havia e há.O objetivo de Jesus ao dar o batismo aos seus discípulos era unicamente capacitá-los à pregação do evangelho, com poder ou virtude divina e logicamente extraordinárias maravilhas e sinais; para que pregassem o evangelho com autoridade.Isto também nós precisamos hoje.
Batismo com o Espírito Santo não é, como muitos advogam, uma segunda benção após a conversão; mas é uma das bençãos a que temos direito como crentes, após a conversão a Cristo.Podemos citar outras que tem também importância fundamental na vida cristã; exemplo: o acesso direto a Deus pela oração, o perdão dos pecados, a segurança de salvação, a participação na ceia do Senhor e o próprio batismo nas águas, como forma de testemunho de mudança de vida e entrada na igreja de Cristo Jesus, são bençãos a que temos direito por Cristo.Estas bençãos são presentes de Deus para nós. Não devemos deixar de desfrutar delas porque outros não as utilizam.
O batismo com o Espírito Santo , bem como outras bençãos, são resultados de uma vida colocada nas mãos de Deus, inteiramente. Quando confiamos em Deus ele nos dá aquilo que precisamos, sempre que obedecemos as prescrições bíblicas para recebimento das bençãos, tais como: humildade diante de Deus, perseverança na fé, etc...
Como sucede o batismo no Espírito Santo?
No dia de Pentecostes ocorreu de uma maneira extraordinária, pois, foi uma manifestação nunca vista antes e não muito comum, logo despertando o interesse e atenção de todos ao redor. era manifestação visível, pela primeira vez da história da manifestação do Espírito Santo, da maneira especial como aconteceu.Foram repartidas "línguas como de fogo" entre os apóstolos e é fato inédito que foi quebrado ali a s diferenças linguísticas e idiomáticas, pois, cada um de nacionalidade diversa os ouvia falar na sua própria língua nativa, das grandezas de Deus. realmente um milagre que demonstrou o poder de Deus.
Não podemos, no entanto, nos ater a experiência do Pentecostes para querer reproduzir o mesmo fato entre nós.Porém, podemos desfrutar da mesma benção dos apóstolos, no sentido de poder receber a virtude do espírito Santo, ou em outras palavras, o batismo com o Espírito Santo, que da mesma forma preparou os discípulos, também nos prepara para a pregação do evangelho hoje.
Chegamos a um ponto polêmico: a questão da língua estranha.
Muitos acreditam ser a língua estranha, ou estrangeira, ou ainda a língua dos anjos, uma evidência do batismo com o Espírito Santo, o que não é uma realidade. O falar em línguas é um dos dons espirituais. Pode ou não ocorrer na experiência do batismo. Muitos tem se colocado em dúvida se foram ou não batizados por pensarem desta maneira incorreta.
O batismo com o Espírito Santo é na experiência e na prática uma manifestação divina ao crente, que não deixa dúvida da presença do Espírito nesta revelação ou manifestação de Deus diretamente ao coração do crente. É o Espírito de Deus "testificando com o nosso espírito, que somos filhos". creio que não há algo melhor do que experimentar a revelação de Deus e ser cheio do Espírito. experiência inigualável.
Sobre o momento em que pode acontecer o batismo, temos de dizer que não há época, a não ser aquela em que o crente deixa o espírito agir em si.Pode acontecer no início da conversão, pode acontecer muito depois e pode acontecer no momento da conversão.
Não é experiência repetitiva, mas pode ser renovada a alegria e o gozo resultantes do batismo.
também, o fato de alguém ser batizado com o Espírito Santo, não o coloca em proeminência, nem acima de ninguém, pois trata-se de experiência prometida por Deus, portanto um direito, e os direitos igualam as pessoas.
Pode ser experiência em que a pessoa é tomada pelo Espírito Santo por completo visivelmente ou apenas interiormente.
A promessa do batismo com o Espírito Santo nos alcança, pois, é para os nossos dias, pois "esta promessa diz respeito a todos quantos Deus nosso Senhor, chamar"(Atos 2:39).
É maravilhoso saber que Deus tem cumprido sua promessa e em nossos dias e em nosso meio; mesmo que o inimigo tente por todos os meios proclamar a ideia de que não existe, ou tem criado escândalos em muitas igrejas para que a fé de muitos esfrie. Em tudo isso podemos dizer que Deus é fiel para com os seus. Amem.

Nenhum comentário: