quarta-feira, 17 de junho de 2009

Considerações sobre o dízimo (2)

COMENTÁRIO BÍBLICO SOBRE O DÍZIMO
Esmiuçando este versículo, á primeira vista parece ser um ótimo negócio cumprir a ordem divina de dar os dízimos, pois quem pratica esta doutrina está numa situação de estabilidade financeira e uma vida abastada. Pelo menos é o que sugerem os atuais pregadores do dízimo. Milhares de pessoas em nossas igrejas fazem este tipo de coisa. Doam seus dízimos e muito mais, aguardando a promessa se cumprir. Porém, Deus é imparcial. O que dá a um, dá a outro se Ele prometeu; o que infelizmente não tem acontecido sempre. Isto nos deixa intrigados, em como pode uns receberem e se esbanjarem em bens materiais, supostamente advindos pela prática dos dízimos e outros que se esforçam e dão com o mesmo interesse e afinco, não conseguem muita coisa, ou continuam na mesma? estaria Deus fazendo diferença entre pessoas na hora de conceder as bênçãos! Não creio. O que será que há de errado? seria culpa de atos e pecados destas pessoas ou a promessa de Deus seria para um grupo seleto? com todas estas perguntas fomos observar algo mais no contexto deste versículo.
Normalmente em hermenêutica(arte e ciência que estuda a interpretação de textos sagrados) bíblica, a regra do contexto ajuda a esclarecer muitas coisas. Existe um contexto em que está inserido este verso, ou seja, versículos que vem antes e depois, além de outros textos no mesmo livro ou em toda a bíblia usados como referência sobre este mesmo assunto, capaz de elucidar questões ocultas neste texto em especial.
Nos versículos anteriores temos um quadro tenebroso das pessoas a quem Deus se refere e ordena que tragam todos os dízimos, inclusive com severa acusação. Nos versículos 7 ao 9, o profeta compõe um típico discurso neste livro, que desde o primeiro capítulo é apresentado como um diálogo entre Deus e os homens, mais exatamente o povo hebreu.
Deus de imediato acusa o povo eleito, que recebeu e é guardião de leis e preceitos divinos, dados por intermédio de Moisés, de se desviarem dos Estatutos que Ele propôs como aliança e concerto com eles. Aqui temos um convite do próprio Deus , que os chama a retornar para Ele e garante que Ele retornaria para o povo.É um convite á conversão. Mas o povo pergunta: "em que havemos de tornar?", como se não soubessem do que Deus estava falando! e Deus responde: "roubará o homem a Deus?"- seria possível os homens roubarem a Deus?- Aqui gostaria que o leitor fizesse esta pergunta para si mesmo.Esta com toda certeza é uma acusação muito grave! mas Deus mesmo responde a pergunta:"Todavia, vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos?", e novamente o próprio Deus responde:"Nos dízimos e nas ofertas alçadas."(veja versículos 7 e 8). Na sequência, no versículo 9 a sentença e a razão da sentença:"Com maldição sois amaldiçoados, porque roubais a mim, vós toda a nação."

Nenhum comentário: