sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Mundo do Antigo Testamento


Os primeiros capítulos de Gênesis tem seu cenário na Mesopotâmia: o jardim do Édem, a torre de Babel, semelhante a um zigurate, o início da viagem de Abraão rumo á Terra Prometida, onde Deus fará dele uma grande nação.
Abraão e os outros patriarcas impelidos pela fome foram ao Egito, mais rico em cereais. Depois que os israelitas se multiplicaram e adquiriram uma identidade própria começaram a ser controlados e perseguidos. Decidiram recuperar sua liberdade sob a liderança de Moisés e fugiram: é a aventura do Êxodo.
Da saída do Egito até a entrada da Terra Prometida, os hebreus tiveram tiveram que passar 40 anos difíceis no deserto inóspito e montanhoso da península do Sinai, onde Deus lhes deu as leis contidas nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Após a conquista da terra dos cananeus, descrita no livro de Josué, os israelitas dividiran-na entre as tribos, que nelas se estabeleceram. As populações adjacentes molestaram-nos e as gestas dos heróis israelitas que as venceram é narrada no livro de Juízes. A história do seu desenvolvimento como nação, com reis e profetas continua nos livros de Samuel, Reis e Crônicas, sob o fundo da história de Rute, os livros poéticos( Salmos e Cânticos) e a literatura sapiencial(Jó, Provérbios, Eclesiastes ou Coélet, Eclesiástico ou Sirácida, Sabedoria.
Aascençao da Assíria ao papel de uma das ameaçadoras "potências do norte", constitui o pano de fundo de alguns profetas, particularmente de Isaias. Depois de uma série de ameaças de invasão, a população de Israel(reino do norte) foi levada para o exílio, enquanto Judá(reino do sul) coseguiu salvar-se a muito custo.
O império assírio deu lugar à poderosa Babilônia que, por fim, conquistou Judá e Jerusalém. O profeta Ezequiel foi um dos exilados, que convidou o povo a lembrar-se do seu Deus também longe do templo. O livro de Daniel conta a história de um homem de Deus que alcançou alta posição num país estrangeiro. Esdras e Neemias contam as várias etapas da volta dos judeus à trra de Israel. Também Ageu e Zacarias pertencem a este período.
(observação: texto extraído da revista Toda a Bíblia Em Um Ano, 5a edição, autor:Jonas Celestino Ribeiro)

Nenhum comentário: