sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Comentário Bíblico sobre os textos anteriores


Nestes versículos vemos um quadro mais realista e belo do plano de Deus ao instituir o dízimo, conforme a síntese de Malaquias 3:10:"Para que haja mantimento na minha casa."Vemos aqui a forma de trazer e dar os dízimos, o tempo definido (de três em três anos), e a forma de recolher os dízimos á porta das casas dos israelitas. Na prática era algo bem diferente do que é pregado hoje em dia pelos defensores ardentes do dízimo como doutrina cristã.
O quadro apresentado por estes textos é de beneficência (v.29), de alegria e festa (v.26).Quem comia dos dízimos? os órfãos, as viúvas, os estrangeiros e os levitas.
O dízimo nunca foi dado em dinheiro, mas em bens de consumo, produtos da terra e gado.Hoje em dia há uma preferência em que se dê a décima parte do salário todo mês. A referência de atar o dinheiro à mão e vender os bens para dizimar (v.25), é simplesmente para transformar o dinheiro em bens (v.26).
Agora, imagino a alegria daqueles que por algum motivo ou infortúnio ou diversos outros motivos, tinham suas vidas socialmente desprestigiadas, e que provavelmente tinham maiores necessidades e dificuldades de se manterem , bem como às suas famílias, passarem e encontrarem o recurso divino e a providência às suas necessidades, na porta das casas dos israelitas!
Certamente Deus preparou um plano para aquela época(bem diferente da nossa), e onde os pobres e necessitados do seu povo pudessem ser ajudados por aqueles que tinham abundância. Deus é igualitário e não quer que seus filhos passem por privações.
O dízimo como mandamento só funciona num sistema social, sacerdotal, camponês e rural. São características dos tempos do Antigo Testamento. Numa sociedade como a que hoje conhecemos, Deus certamente tem outros planos e meios de sustentação e providências para os desprivilegiados e isto está no Novo Testamento.

Nenhum comentário: