sábado, 1 de agosto de 2009

Comentário sobre o dízimo 4

 COMENTÁRIO BÍBLICO SOBRE O DÍZIMO
O dízimo foi estabelecido pela lei e deveria ser observado e cumprido pelo povo Israelita. É importante observarmos que eles receberam a lei como uma aliança, um concerto entre a nação israelita e Deus. Não poderiam quebrar este acordo. Toda vez que as leis de Deus foram violadas o povo caiu em maldição, conforme vemos em várias ocasiões na história bíblica e conforme estava previsto na lei. E quando estavam em obediência, prosperavam conforme estava previsto no acordo de Deus com eles. Veja estas comprovações nos seguintes textos: Deuteronômio 28:1 a 68; II Reis 18: 1 a 12; II Reis 22: 14 a 20; II Reis 23: 21 a 27; II Reis 24: 18 a 20; I Crônicas 21; I Crônicas 29; II Crônicas 12: 1 a 14; I Crônicas 15: 1 a 19; I Crônicas 17. estes são apenas alguns exemplos.
quando temos um dever ou uma obrigação, um acordo a cumprir, então estamos em dívidas quando deixamos de fazê-lo. talvez neste sentido possamos entender a palavra de Malaquias que fala como roubo, a respeito dos dízimos. Os israelitas tinham este dever e por isto foram advertidos por Deus através do profeta. Eles estavam trazendo até o roubado para apresentar diante de Deus, denuncia o homem que falava em nome do Senhor dos Exércitos. Estava faltando algo nestas ofertas e dízimos: o povo deveria ser grato a Deus pelas bênçãos mas, pensavam que poderiam enganar ao Senhor, mas esqueceram que ele a tudo vê, até os pensamentos e o coração.
Em nenhum momento na análise destes textos fica estabelecido que roubo é não dar o dízimo, e sim o cumprimento parcial, ou melhor, inadequado, de uma maneira errada e incoerente. Também fica claro que Deus exige o dízimo somente de um povo: os israelitas e não de todas as nações como querem entender alguns pregadores para fazer suas ideias válidas.
O povo estava sofrendo ou viria a sofrer em consequência de seus atos, mas Deus os chama á conversão e para a bênção.

Nenhum comentário: