domingo, 23 de agosto de 2009

O dízimo de Jacó


Outro texto bíblico em Gênesis que fala sobre o dízimo refere-se a Jacó, que numa viagem, fugindo de seu irmão Esaú, parou em um local onde adormeceu com a cabeça sobre uma pedra e sonhou com uma escada que vinha do céu á terra, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Deus fez um pacto com Jacó e prometeu-lhe a terra de Canaã, assim como havia feito a Abraão. Ao acordar, Jacó pôs a pedra sobre a qual dormiu sua cabeça e a ungiu com azeite e ali fez um altar, chamando-o de Betel, que significa a casa de Deus.
Jacó fez então, um voto a Deus: que se ele fosse em paz e Deus o fizesse retornar a casa de seus pais, e não faltasse alimento e vestes, ele daria o dízimo de tudo quanto ganhasse.
Neste texto vemos que não há nenhuma indicação de mandamento, como alguns querem entender ou algum exemplo a seguir, mas foi um voto particular. E não se sabe ao certo se Jacó um dia pagou esse voto e de que maneira o fez, se caso o pagou. A bíblia não dá nenhuma informação que indique o cumprimento da promesa de Jacó.

Nenhum comentário: