domingo, 23 de agosto de 2009

O dízimo em Números 18:25-32

" E falou o Senhor a Moisés dizendo: Também falarás aos Levitas e dir-lhe-ás: quando receberdes os dízimos do povo de Israel, que eu dele vos tenho dado em vossa herança,deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, o dízimo dos dízimos.
E contar-se-vos-á a vossa oferta como grão da eira, e como plenitude do lagar.
Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada ao Senhor a Arão, o sacerdote.
De todos os vossos dons oferecereis toda oferta alçada do Senhor, do melhor deles, a sua santa parte.
Dir-lhes-ás pois: quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos Levitas.
E o comereis em todo lugar,vós e a vossa casa,porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.
Pelo que não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas de Israel, para que não morrais"
Os Levitas , ou a tribo de Levi, recebiam os dízimos dos filhos de Israel. Era a herança deles(versículo 26) desses dízimos deveriam eles tirar a décima parte, sendo este o dízimo dos dízimos, e oferecer ao Senhor, entregando a Arão (Verso 28). Estes eram considerados como oferta alçada e deveria ser dado o melhor.
Veja que na entrega do dízimo isto já é requisito fundamental e o povo deveria dar o melhor para Deus. Aqui se faz uma seleção do melhor entre as melhores ofertas, seja no grão da eira ou na novidade do lagar (vinho e uvas).
É bom verificar que os dízimos do gado, frutos e cereais eram dados aos Levitas pelo seu ministério na tenda da congregação(Versículo 21).Porém, os dízimos dos dízimos eram requeridos apenas dos cereais e da novidade do lagar, que geravam sementes para o plantio. aqui se vê a sabedoria de Deus em preservar as espécies e de dar prosperidade ao seu povo, ao plantar e ao colher.Enquanto os animais eram sacrificados e não havia necessidade de reprodução, pois isto acontecia nos rebanhos particulares.
Novamente observamos aqui mandamentos restritos ao povo de Israel, citando-se inclusive uma tribo específica e beneficiária das ofertas, a tribo de Levi, que recebeu esta porção do Senhor e a benção de serem sacerdotes (Veja versículo 20, 23).
Os versículos 30 e 31 fala que os mesmos Levitas que recebiam as ofertas ( o dízimo dos dízimos e outras ofertas mencionadas no capitulo 18) também faziam uso, comendo destes bens que lhes eram entregues. Eles não só recolhiam, mas usufruíam da ofertas e dos dízimos.

Nenhum comentário: