segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O dízimo de Abrão

 COMENTÁRIO BÍBLICO SOBRE O DÍZIMO
Um texto bíblico muito utilizado para validar o dízimo é o dízimo que Abrão deu a Melquisedeque. Os defensores do dízimo dizem que este texto prova que é necessário dar o dízimo á semelhança do patriarca bíblico em obediência a Deus. O texto se encontra em Gênesis 14:18 a 24:
"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: bendito seja Abrão do Senhor, do Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra! e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! e deu-lhe o dízimo de tudo."
Os versículos acima narram um final feliz de uma guerra de cinco reis contra quatro. Abrão entrou nesta guerra porque seu sobrinho Ló havia sido levado cativo pelos quatro reis. Gênesis 14:14 e 15 diz que Abrão os perseguiu até Dã com 318 homens e trouxeram de volta a Ló e sua fazenda. Ao vir encontrá-lo o rei de Sodoma, veio também o rei de salém, com pão e vinho. E este era sacerdote do Deus Altíssimo, a quem Abrão deu o dízimo do despojo da guerra.
Nos versículos seguintes (21 ao 24) o rei de Sodoma disse a Abrão: "Dá-me as almas e a fazenda toma para ti." Ao que Abrão recusou, considerando apenas que os seus confederados Aner, Escol e Manre tomassem sua parte.
Neste episódio muitos querem ver Abrão rendendo culto a Deus porque deu o dízimo a um sacerdote do Deus Altíssimo. Que tal atitude deveria ser seguida por todos os crentes , pois abrão é o pai dos que crêem, segundo o Novo Testamento. Na verdade o texto não fala sobre culto, mas sim de uma distribuição dos despojos da guerra. Era comum isto nos dias da antiguidade. Observe que Melquisedeque não é citado na guerra, pois, ali serviu como pacificador. E naturalmente prestou assistência aos seus confederados. Na volta da guerra ele trouxe alimento para os que vinham cansados da batalha. Era alimentação comum a ingestão de pão e vinho. Vemos isto no Antigo Testamento quase todo, em diversos momentos, quando a bíblia fala de alimentação sempre estão presentes pão, vinho e azeite. Por isso, na santa ceia que o Senhor Jesus realizou com seus discípulos estavam presentes estes elementos.
O fato de Melquisedeque ser sacerdote do Deus Altíssimo indica que ele representa uma linhagem superior de reis á qual é comparada á Cristo, que como Melquisedeque ficou eternizado por não ter menção sobre sua descendência, nem fala sobre seu nascimento, nem de sua morte. Não se tem mais notícia deste sacerdote na bíblia, a não ser em alguns textos de salmos e no Novo Testamento quando em Hebreus 7 se fala sobre ele em comparação á pessoa espiritual de Jesus, mostrando o autor que Jesus era um sacerdote eterno. Muitos acreditam que Melquisedeque seria rei da Jerusalém antiga, do tempo de Abrão.
Por quê abrão deu o dízimo á Melquisedeque? porque era costume repartir o despojo da guerra entre os aliados e Melquisedeque era aliado de Abrão, assim como eram também os outors reis: Aner, Escol e Manre.
O fato de melquisedeque ser sacerdote não implica em que Abrão tivesse rendido culto a Deus e sim é uma referência a que ele servia ao mesmo Deus de Abrão. Por este motivo este apoiou o patriarca nesta empreitada. Muitos acreditam que por este ser sacerdote, Abrão estaria realizando um ritual, o que não é verdade. A idéia de religião na antiguidade era bem diferente de hoje em dia. Normalmente o Estado, ou país, ou cidade, onde havia um rei ou governante, este era representante do Deus daquela terra e cidade. Para eles Abrão representava o Deus que ele servia e Melquisedeque foi identificado neste texto como um rei que servia o mesmo Deus de Abrão. Certamente este não estava sózinho. Quando lemos o Antigo Testamento temos a impressão de que só os nomes que se sobrepunham, como os reis mais citados, ou os sacerdotes mais citados eram tementes ao Deus Jeová; mas, isto não é verdade. Muitos outros reis tinham o conhecimento sobre Deus e o temiam. Em alguns casos Deus até se revelava a alguns -como no caso em que Deus foi revelado a Faraó, rei do Egito- quando Abrão entrou neste país, falando que sara era sua irmã(Gênesis 12:10-20).Episódio semelhante podemos ler em Gênesis 20 quando Abraão peregrinou em Gerar e o rei Abimeleque tomou a Sara por mulher.Deus se apresentou a ele em sonhos.
Feita esta análise no texto em questão, não temos motivos para acreditar que seja este texto utilizado para validar o dízimo para ser praticado nos dias atuais.

Nenhum comentário: