terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Parecer final sobre os textos citados


Vimos até aqui que nos textos bíblicos referente aos dízimos está claramente explicado que se tratava de um acordo(aliança) do povo israelita com Deus, no pacto da lei mosaica.Era um compromisso do povo israelita com Deus e com seus irmãos. Era o plano divino para que nada faltasse aos menos favorecidos, aos pobres e aos peregrinos, que deixavam sua terra e vagavam no meio dos israelitas.Os estrangeiros sempre estiveram me condições difíceis em países diferentes do seu, pois enfrentavam discriminação,intolerância e muitos os tinham como inimigos.Não deveria ser feita acepção de pessoas pelos israelitas(confira Levítico 19:1533 e 34).
Os dízimos seriam entregues de 3 em 3 anos e deveriam ser entregues aos necessitados que passavam em frente as casas dos israelitas.Os dízimos das colheitas e dos animais recolhidos anualmente pelos levitas, deveriam ser usados por eles para os sacrifícios e para alimentação. Quando fosse o caso de ir ao lugar que o Senhor escolhesse para ali por o seu nome, deveria todo o produto ser vendido e o doador do dízimo iria ao templo(em Jerusalém), compraria tudo que sua alma desejasse em comidas e bebidas e se alegraria com sua família, com os necessitados que estavam entre eles. Ninguém ficaria de fora. Deus é igualitário e planejou os mandamentos de forma a fazer com que o povo praticasse a beneficência, para que todos pudessem ter a oportunidade de prosperar e nada faltar enter o seu povo.
Verificamos, e os textos deixam bem claro que os dízimos foram idealizados por Deus, para uma época especifica e um povo em particular; para uma sociedade rural, agrária e visava fazer as pessoas solidárias, e ensinar o compartilhamento e a igualdade entre as pessoas, e a prosperidade da nação de Israel.
Portanto concluímos que os dízimos como são relatados na bíblia, não se aplicam como doutrina na igreja. No Novo Testamento, nos ensinos de Jesus, nos ensinos apostólicos nada vemos como doutrina impondo os dízimos.
Muitos tentam interpretar Mateus 23:23 como mandamento de Jesus aos discípulos, mas na verdadde são palavras de repreensão aos fariseus que eram considerados hipócritas(falsos), pelo próprio Jesus neste versículo. Eles, os fariseus, eram israelitas e Jesus não está condenando que eles obedeçam a lei dos dízimos, mas que não se esquecessem do primordial da lei: o juízo, a misericórdia e a fé. Este não é um mandamento para os discípulos e para a igreja. Parece-nos que estava acontecendo algo semelhante ao que se refere o livro de Malaquias, onde o povo pensou que poderia enganar a Deus.

Nenhum comentário: