terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O sustento da igreja


Como a igreja deve sustentar-se financeiramente, visto que é necessário um investimento, uma organização, e isto demanda em despesas?
Entendemos que o Novo Testamento é a base para a igreja. Os princípios que Jesus ensinou aos apóstolos são basicamente o conteúdo da doutrina cristã e neles não está o dízimo.
Jesus deixou ensinamentos sobre o dar e receber: "De graça recebestes, de graça dai."Mateus 10:8b. Já em Lucas 6:38 lemos: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes vos medirão de novo." Aqui Jesus uniu o fato de uma doação espontânea e o resultado da mesma: quem dá, recebe. E, ainda nos diz que do modo como queremos ser tratados devemos tratar os outros, isto é, se gostamos de receber, também devemos doar alguma coisa.
O princípio ensinado por Jesus é a espontâneidade tanto no dar, como no receber. Não confundir este princípio com troca de favores. Mas é um princípio natural de plantio e collheita, semeadura e recolhimento de frutos. Nossa espontâneidade ao dar uma oferta, ou até mesmo uma esmola está implícito em textos como Mateus 5:23-25, que diz para se reconciliar com o irmão antes de ofertar, ou em Mateus 6:1-4 que diz que não deve a mão esquerda saber o que a direita faz, ao ajudarmos alguma pessoa. Tal deve ser a espontâneidade que devemos ter, que devemos preservar a mente pura e o coração limpo, livre de contendas e não procurar nos promover por tal atitude.
A exemplo de Jesus a igreja não deve estar preocupada essencialmente com os recursos materiais, mas principalmente com os espirituais, pois, devemos "buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas."Mateus 6:33.
Veja o exemplo de espontâneidade da viúva pobre, elogiada por Jesus(Marcos 12:41-44; Lucas 21:1-4).
Veja também o exemplo de como era sustentado o próprio ministério de Jesus, com doações de mulheres que foram curadas e libertas de espíritos malignos(Lucas 8:1-3).
Nos Atos dos Apóstolos vemos que a igreja era espontânea em dar bens, a ponto de as pessoas que tinham propriedades venderen-nas e depositavam aos pés dos apóstolos(atos 2:44).
Nas cartas do apóstolo Paulo, específicamente , primeira e segunda Coríntios, temos o ensino da doação espontânea: "Ora, quanto a coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei ás igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme sua prosperidade."I Coríntios 16:1,2.
"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada as igrejas da Macedônia; como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como em sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque segundo o seu poder( o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder deram voluntáriamente, pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
E não sómente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmo se deram, primeiramente ao Senhor, e depois a nós pela vontade de Deus.II Coríntios 8:1-5.
"Cada um contribua segundo propôs em seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." II Coríntios 9:7.
Ensinamentos maravilhosos da parte de Deus. Devemos ter prazer em dar para a obra de Deus. Tudo que fazemos para ajudar nossos irmãos necessitados é gratificante, pois o próprio Deus nos ama, quando damos com alegria, aquilo que temos para dividir com nossos irmãos.
Creio que esta deve ser a base de toda dedicação, oferta, auxílio, ajuda que se fizer á obra de Deus, pois, ele nos chamou para abençoar. Se você der do que o Senhor tem te abençoado, de coração, certamente a igreja avançará e a obra do Senhor Jesus prosperará.
Que Deus a todos abençoe!
(Escrito pelo pastor Geuel Rabelo, concluído em 27 de março de 2007)

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito